8 de out. de 2012

Revista INFO - Outubro

Recentemente eu trabalhei com o pessoal da revista INFO (Ed. Abril) em uma ilustração para a coluna INOVAÇÃO. Como o processo criativo aconteceu de forma bem organizada, resolvi postar aqui um "passa-a-passo" de como se deu o trabalho, desde o primeiro contato com a editora, até o resultado final.

Primeiro momento:

Após o contato inicial sobre a possibilidade de efetuar o trabalho e acertar detalhes como prazo, valores, etc, eu recebi o briefing falando sobre a matéria, o que eles imaginavam como solução e o rascunho inicial para que eu soubesse o tamanho da minha área de trabalho e exatamente o que eles tinham em mente.

Layout da página dupla da revista. 

Rafe com a idéia de colocar a vídeo locadora como um artigo de museu.

Segundo momento:

Depois de entendido a necessidade da matéria, fui atrás de referências fotográficas para tornar a sala do museu mais crível. Depois iniciei o meu layout para acertar detalhes com o editor de arte, antes de iniciar a finalização da imagem. 

Layout feito no Photoshop CS6 - Tablet Bamboo Capture

O Editor de Arte gostou da disposição dos elementos na página, porém, me pediu algumas alterações para acertar encaixar melhor a ilustração dentro do que eles precisavam.

Modificações solicitadas pelo editor.


Com base nesses pedidos, modifiquei a cena e mandei novamente para aprovação.



Layout corrigido.

Terceiro momento:

Com o layout aprovado, parti para a definição desse layout e mandei novamente para aprovação.

Layout feito com lapiseira 0.7 grafite azul e régua.
Quarto momento:

Tudo aprovado, agora é a hora de iniciar a finalização da imagem. Neste momento o editor me passou uma referência de cores, visando deixar a linguagem da ilustração mais POP e colorida. Mais uma vez, ilustração foi para aprovação.

Referência de cores.
Lineart feita com caneta nanquim UNIPIN, tamanhos: 0.05, 0.3 e 0.5
Cores de base (flats), com alguns degrades para mostrar o "clima" da ilustração.

Quinto momento:

Algumas correções foram pedidas. Cores mais fortes e vivas, deixando o ambiente mais colorido e menos "real".

Ilustração corrigida.

Sexto momento:
Pequenos ajustes foram feitos, e finalmente finalizei as cores. Apliquei imagens dos seguintes artistas nos quadros (da esquerda pra direita): Lautrec, Warhol, Tarsila e Mondrian.

Ilustração final.

Sétimo momento:

Revista em mãos.



As cores ficaram diferentes na impressão, pois eles precisaram adaptar as "curvas de cores" no Photoshop para se enquadrar melhor no padrão gráfico da revista. Assim tudo que era magenta acabou perdendo relativamente sua cor original.

Foram dois dias e meio de trabalho, onde todos os acertos e trocas de informações foram feitos por email, inclusive a entrega do arquivo final.

Acho que é isso. 

Abração,
Wata